Como posso ajudar o meu filho a preparar-se para a entrada do ensino escolar e para a aprendizagem da leitura e escrita?
A aquisição dos processos de leitura e escrita é sem dúvida um das aprendizagens mais importantes, sendo a “chave” que permite o acesso a todas as “portas” do saber.
As primeiras competências de leitura surgem muito antes do seu ensino formal à entrada para a escola. As crianças começam a descobrir e a desenvolver as suas competências leitoras a partir do momento em que atribuem significado a símbolos gráficos, como o símbolo da empresa “mcdonald’s” que rapidamente é associada à comida (hambúrguer). No entanto esta aprendizagem é uma tarefa árdua que exige a interligação de diferentes competências. Desta forma torna-se necessário que a criança desenvolva um conjunto de capacidades cognitivas tais como a atenção, a perceção e a memória. Para tal os “jogos de loto”, jogos de “encontra os iguais” e “jogos de memória” são um excelente benefício para o crescimento destas competências.
Também a motivação, esforço e consciencialização por parte da criança são fundamentais para as novas aprendizagens de literacia. Esta consciencialização está intimamente ligada com o conhecimento que a criança possui sobre a sua língua e que lhe permite refletir e dominar as regras de construção de palavras e frases.
O que fazer?
É fundamental que os cuidadores e as demais pessoas que contactam com a criança, promovam um ambiente rico em livros e outros materiais de leitura e escrita bem como momentos lúdicos em família de modo a:
- Desenvolver o gosto pelas canções, rimas e lengalengas;
- Legendar o desenho da criança com a sua ajuda;
- Ler histórias em que os pais leem para criança deixando que elas próprias se envolvam na história, que sigam a linha do texto, que percebam qual o aspeto das frases e possam associar que está a ser lido à ilustração. No fim da história é importante que os pais estimulem a criança a fazer um resumo do que aconteceu através de perguntas;
- Relacionar as histórias com vivências pessoais;
- Fazer exercícios de grafismos;
- Dar passeios em família aos locais de leitura (ex: biblioteca);
- Catalogar os brinquedos e objetos de vida diária
- Incentivar a criança para o gosto dos livros, tendo diferentes tipos de livros em casa (ex: mais ilustrativos com imagens e/ou sons, em 3D…)
- Incitar a criança a fazer jogos simbólicos como por exemplo, ajudar a mãe a fazer a lista das compras, “escrever” um recado, “ler” uma receita…
Estas atividades serão essenciais para que a criança tenha o conhecimento dos diferentes sons da fala, das silabas, das letras e principalmente se confronte com a relação entre a fala e a escrita.
É importante ter sempre em mente que cada criança é um ser único, que tem o seu próprio tempo de aprendizagem, o seu ritmo de trabalho e os seus gostos. Todas as tarefas de início da literacia devem ser feitas com e para a criança, sem que se tornem uma obrigação ou algo que conduza à frustração. Explicar que errar também é bom e que nos faz aprender mais. Quanto maior for a reflexão dos erros melhor será a capacidade de os corrigir em diferentes contextos. Há que dar tempo e espaço à criança e, acima de tudo, motivá-la valorizando sempre a sua iniciativa e o seu desempenho.
Inês Duarte
Excelente texto.