O meu filho é prematuro, terá dificuldades no desenvolvimento da linguagem?
Em Portugal a prematuridade é de cerca de 8% e a prevalência de prematuros abaixo das 32 semanas de 1,2% (dados segundo a sociedade portuguesa de pediatria).
Sabe-se que quando a criança de pré-termo nasce, a maturidade cerebral ainda não se encontra completa, podendo levar a uma aquisição atípica em áreas como a comunicação, memória e atenção (Oliveira et al; 2008).
Os dados sugerem que a idade gestacional se encontra fortemente associada ao desempenho linguístico da criança nascida pré-termo, desta forma, quanto maior a idade gestacional melhor o desempenho na linguagem (Rega, 2012).
No entanto, não são o fator idade, mas também o fator peso, estão implicados no correto desenvolvimento (neste caso linguístico), ou seja, os estudos referem que quanto maior o peso de uma criança à nascença, melhor o desenvolvimento na linguagem (ao nível expressivo e recetivo). Se uma criança nasce com baixo peso, significa que tem um fraco valor nutricional e desta forma o cérebro poderá ficar momentaneamente sem os nutrientes básicos necessários (Rega, 2012).
Se o seu filho foi prematuro, fique atento, pois a prevenção dos problemas de linguagem surge como um objetivo central na promoção do desenvolvimento e da saúde da criança.
Assim, se o seu filho nasceu prematuramente pode:
– Estimular muito o seu dia-a-dia, oferecendo experiências ricas em aprendizagens;
– Pedir a opinião/avaliação de um Terapeuta da Fala, independentemente da idade da criança (o Terapeuta avaliará a necessidade de intervenção imediata ou não)
– Pedir opinião/avaliação do Pediatra/Médico de família para esclarecimentos clínicos (desenvolvimento, situação audiológica, etc.)
Caidi
Sem Comentários