Terapia da Fala: Sinais de Alerta

Terapia da Fala: Sinais de Alerta

A influência da linguagem oral na aprendizagem escolar é largamente conhecida. A evidência que as crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem sofrem um impacto negativo não só na área da linguagem como em outras áreas do desenvolvimento, leva-nos a realçar a importância que a comunicação tem na vida humana. Desta forma, a identificação e intervenção precoce são de extrema importância para que as dificuldades da criança possam ser ultrapassadas antes do início do 1º ano do 1º ciclo, de forma a evitar consequências não só na área académica (aquisição da leitura e escrita, …) como nas áreas comportamentais e psicossociais.
Embora as crianças variem em termos de desenvolvimento da linguagem, existe uma progressão natural para o domínio da linguagem. Desta forma, as etapas ou capacidades identificadas no quadro em baixo podem servir como guia do desenvolvimento normal, sendo que as capacidades mais simples necessitam de ser adquiridas antes das mais complexas. A não aquisição das capacidades linguísticas a nível compreensivo e expressivo em determinada faixa etária deixam-nos com a indicação de quando deverá ser realizada uma referenciação para avaliação em Terapia da Fala.

Desenvolvimento da Linguagem e principais sinais de alerta

IDADE COMPREENSÃO EXPRESSÃO SINAIS DE ALERTA
2-3 anos
  • Identifica imagens de ações e grande, pequeno e muito
  • Nomeia e diz para que servem objetos comuns;
  • Diz frases com 4 palavras;
  • Faz perguntas simples;
  • Hesitações e repetições de silabas e palavras no discurso
  • Não combinar duas palavras para formar frases (ex: Dá bola)
3-4 anos
  • Compreende perguntas com “Onde?”, “o quê?”, e “Quem?”;
  • Compreende as noções relativas à posição como “à frente e atrás” e “dentro e fora” .
  • O seu discurso é percetível fora do círculo familiar;
  • Descreve alguns acontecimentos do dia-a-dia sem considerar a sequência  em que ocorrem;
  • Sabe dizer nome, idade e sexo.
  • Utilizar discurso que não é compreendido por todos;
  • Usar mais gestos do que palavras para dizer o que quer.
4-5 anos
  • Compreende instruções complexas (ex. agarra o livro e vai dar ao pai)
  • Pergunta o que querem dizer palavras novas;
  • Articula corretamente a maioria dos sons.
  • Omitir e trocar sons nas palavras (ex: não diz /s/; troca o som /t/ pelo /q/ ou vice versa);
  • Não descrever acontecimentos do dia-a-dia.
5-6 anos
  • Compreende a noção de contrário (ex: o contrário de grande é…);
  • Compreende perguntas com “porquê?”);
  • Compreende a pergunta “o que acontece se… (deixas cair o ovo?)”.
  • Descreve uma história;
  • Pode ter dificuldade na articulação de casos específicos (ex: compras, borboleta, preto);
  • Expressa sentimentos.
  • Utilizar frases mal estruturadas;
  • Dizer palavras mal pronunciadas;
  • Ter um discurso sem conteúdo;
  • Ter dificuldade em iniciar uma frase/repetir silabas e palavras (gaguez)

Re(habilitar)- Revista da ESSA, nº 2, Edições Colibri, 2006, pp. 69 – 98.

Catarina Miguel

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