Terapia da Fala: Sinais de Alerta
A influência da linguagem oral na aprendizagem escolar é largamente conhecida. A evidência que as crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem sofrem um impacto negativo não só na área da linguagem como em outras áreas do desenvolvimento, leva-nos a realçar a importância que a comunicação tem na vida humana. Desta forma, a identificação e intervenção precoce são de extrema importância para que as dificuldades da criança possam ser ultrapassadas antes do início do 1º ano do 1º ciclo, de forma a evitar consequências não só na área académica (aquisição da leitura e escrita, …) como nas áreas comportamentais e psicossociais.
Embora as crianças variem em termos de desenvolvimento da linguagem, existe uma progressão natural para o domínio da linguagem. Desta forma, as etapas ou capacidades identificadas no quadro em baixo podem servir como guia do desenvolvimento normal, sendo que as capacidades mais simples necessitam de ser adquiridas antes das mais complexas. A não aquisição das capacidades linguísticas a nível compreensivo e expressivo em determinada faixa etária deixam-nos com a indicação de quando deverá ser realizada uma referenciação para avaliação em Terapia da Fala.
Desenvolvimento da Linguagem e principais sinais de alerta
IDADE | COMPREENSÃO | EXPRESSÃO | SINAIS DE ALERTA |
2-3 anos |
|
|
|
3-4 anos |
|
|
|
4-5 anos |
|
|
|
5-6 anos |
|
|
|
Re(habilitar)- Revista da ESSA, nº 2, Edições Colibri, 2006, pp. 69 – 98.
Catarina Miguel
Sem Comentários