Dia mundial da Consciencialização do Autismo

Dia mundial da Consciencialização do Autismo

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (World Autism Awareness Day) ou Dia Mundial do Autismo é comemorado no dia 2 de Abril, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo prende-se com a necessidade de esclarecer a população mundial sobre o Autismo.

O que é o autismo?
Segundo o Manual da Diagnóstico de Saúde Mental (DSM 5), os critérios atuais de diagnóstico (DSM 5) definem a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) como uma perturbação global do desenvolvimento, caraterizada por um défice em três áreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e comportamento. Afeta o processamento das informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e as sinapses se organizam. Contudo, a forma como este processo ocorre a nível cerebral ainda não é bem compreendido.

Como é diagnosticado?

As caraterísticas essenciais da PEA são a presença de um desenvolvimento acentuadamente anormal ou deficitário da interação e comunicação social e um repertório acentuadamente restrito de atividades e interesses. As manifestações desta perturbação variam muito em função do nível de desenvolvimento e da idade cronológica da criança. (Lima, 2012)

Sinais de Alerta

  1. Interação Social
  • Apresenta contacto visual reduzido ou ausente;
  • Muitas vezes não responde ao nome;
  • Tem dificuldade em expressar-se através de expressões faciais, postura corporal e/ou gestos;
  • Tem dificuldade em relacionar-se com os pares e adultos, isolando-se com frequência;
  • Tem dificuldade em expressar e compreender emoções;
  • Não partilha prazeres, objetivos ou interesses.

 

  1. Comunicação
  • Apresenta um atraso ou ausência total do desenvolvimento da linguagem oral e não procura compensar com a comunicação não-verbal através dos gestos (ex.: apontar, dizer adeus);
  • Tem dificuldade em iniciar ou manter uma conversação;
  • Tem dificuldade em explorar de forma ativa novas brincadeiras, ficando centrado/a num único objeto;
  • Repete palavras ou expressões que acabou de dizer (ecolalia).

 

  1. Comportamento
  • Padrão estereotipado e repetido de interesses (ex.: coloca os carrinhos sempre em fila);
  • Tem dificuldade em aceitar mudanças de rotina;
  • Apresenta estereotipias motoras (ex.: sacode as mãos de forma repetida e frequente, roda as mãos ou dedos, anda em bicos de pés).

 

O que devo fazer para ajudar o meu filho a superar as dificuldades?

O Diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo é realizado pelo Pediatra do Desenvolvimento. Contudo, os vários sinais de alerta supracitados podem indicar que o desenvolvimento não está a correr de forma adequada. A avaliação e intervenção precoce em Terapia da Fala visa promover as competências comunicativas, ensinando a criança a comunicar. O objetivo é que a criança seja capaz de generalizar as competências de comunicação adquiridas, utilizando uma forma de comunicação funcional. Em simultâneo poderá ser necessário, consoante as dificuldades apresentadas pela criança, estimular outras áreas como a linguagem, a fala e a motricidade orofacial.

O desenvolvimento destas competências permitem a aquisição das competências em atraso e supressão das fragilidades apresentadas.

 


Catarina Sabino
Terapeuta da Fala

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