As etapas da mastigação e a sua influência na fala
Qual a importância de aprender a mastigar na altura certa? Será que existe uma ligação direta entre a capacidade de mastigar e as capacidades de articulação?
A infância é uma das fases da vida em que ocorrem as maiores modificações físicas e psicológicas (Carabolante & Ferriani, 2003). O desenvolvimento da alimentação é um processo vital na vida da criança, tendo uma grande importância para o seu desenvolvimento nutricional e articulatório. É através da competência de sucção e na ingestão de consistências pastosas pela colher, que se reflete a sua condição de saúde geral e neurológica (Hermandez, 2003).
Idade |
Tipo de alimento e consistência |
Desenvolvimento oral |
0-4 meses | Liquido – através da mama e/ou biberão | A língua deve realizar movimentos para a frente e para trás através da sucção da mamã e/ou biberão. |
4-6 meses | Líquidos e pastosos (purés) – através da mama e/ou biberão e colher | Realiza movimentos de sucção na colher e realiza movimentos de transferência de alimento na língua. |
6-8 meses | Purés e alimentos moles | Já consegue realizar alguns movimentos de mastigação, puxar o puré com o lábio superior e língua. |
8-12 meses | Alimentos triturados, esmagados e/ou pequenos pedaços | Realiza o fechamento labial quando come pela colher e usa os lábios para puxar o alimento da mesma, consegue trincar uma bolacha e os movimentos de laterização do alimento são mais precisos. |
12-18 meses | Alimentos dos adultos em pequenos pedaços. | Consegue mastigar com os lábios fechados e levar o alimento de um lado para o outro. |
18-24 meses | Carne, vegetais e frutos crus | Os movimentos de mastigação são rotativos. |
> 24 meses | Alimentos dos adultos | Os movimentos rotativos são realizados com o encerramento labial associado. |
Sabemos que os músculos da face, lábios e língua, assumem diversas funções essenciais à alimentação (mastigar e engolir) e à fala. A criança aprende a posicionar corretamente os lábios e a língua durante o processo da mastigação e da deglutição (engolir), esta maturidade muscular irá influenciar a capacidade articulatória (fala).
Quando a criança apresenta alterações estruturais e motoras (mobilidade e força) nos músculos faciais ou mesmo alterações da oclusão dentária, estas condicionantes irão originar alterações ou dificuldades na fala. As alterações de tónus, podem ser a origem ou mesmo levar a uma mastigação exclusiva de alimentos moles, a respiração oral (respiração pela boca) ou mesmo ao aparecimento de baba. Consequentemente a fala será mais lentificada, pouco precisa ou percetível, dando uma sensação de que a criança ainda fala à bebé.
Em suma, é essencial que os pais proporcionem às crianças uma alimentação variada no tipo de consistência, na temperatura e na textura dos alimentos, respeitando todas as etapas do desenvolvimento. A criança deve ainda ser vista como um todo, não só em termos de articulação, mas também na forma como engole e como respira. Não podemos esperar que uma criança articule corretamente se apresentar dificuldades na alimentação (mastigar e engolir) e vice-versa.
Em forma conclusiva, para todos os pais e cuidadores, se sentir que o seu filho apresenta alterações de fala e/ou articulação, se sente que ainda “fala à bebé”, analise a forma como mastiga e engole (ex. mastigar mais de um lado, é visível cansaço na mastigação, existência de engasgamentos com frequência, sujar-se muito durante a alimentação) , que tipo de texturas gosta mais de comer e se rejeita algumas texturas. Em caso de dúvida procure um terapeuta da fala de modo a identificar eventuais alterações e poder compreender as necessidades e dificuldades da criança.
Karine Inácio
Terapeuta da Fala
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