Quando devo procurar o Terapeuta da Fala?
O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção e estudo científico da comunicação humana e das perturbações a ela associadas ao nível da fala e da linguagem, mas também relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro-muscular, respiratória, deglutição e voz (ASHA 2007).
Quando devo procurar o Terapeuta da Fala?
Existem diferentes sinais que podem alertar para a necessidade de uma avaliação em Terapia da Fala. Assim, relativamente às diferentes áreas, devemos estar atentos a:
COMUNICAÇÃO
- Tem dificuldade em estabelecer o contato ocular;
- Não compreende instruções simples;
- Não se faz entender (não aponta com 1 ano, não combina palavras com 2);
- Palra demasiado, tem ecolalia (repete sempre o que lhe é dito, sem ou com pouca função comunicativa).
LINGUAGEM
- Aos 2-3 anos tem dificuldade em compreender perguntas simples; não forma frases simples;
- Aos 3-4 anos não compreende instruções complexas (ex. arruma o puzzle e traz os legos), tem dificuldade em repetir e memorizar palavras novas/desconhecidas;
- Aos 4-5 anos tem dificuldade em relatar acontecimentos do dia com uma sequência cronológica; utiliza frases curtas ou mal estruturadas;
- Aos 5-6 anos tem dificuldade em expressar sentimentos, em descrever uma história; não percebe que as frases são formadas por palavras, e que as palavras se segmentam em sílabas.
FALA – ARTICULAÇÃO VERBAL
- Aos 3 anos não se faz entender fora do círculo familiar;
- Aos 4 anos apresenta uma fala pouco perceptível;
- Aos 5 anos omitir e trocar sons nas palavras (ex.: não diz /s/; troca o som /t/ pelo /q/ ou vice-versa);
- Aos 6 anos não articula corretamente todos os fonemas do português.
FALA – FLUÊNCIA
- A criança tem mais de 4 anos e já evidencia sinais claros de gaguez?
- Quando fala, bloqueia ou repete muitas vezes as mesmas palavras?
- Considera que a criança tem medo ou vergonha de falar?
LEITURA E ESCRITA
- Dificuldade em reter símbolos visuais;
- Pouca capacidade de evocação e nomeação rápida;
- Má oralidade (fala e/ou linguagem);
- Aquisição morosa e tardia do mecanismo de leitura e escrita;
- Troca sons ou letras quando está a ler ou a escrever;
- Tem dificuldade em perceber e/ou memorizar o que lê;
- Não gosta de ler e escrever? Demora muito tempo;
- Recusa ou tenta adiar tarefas de leitura e escrita.
VOZ
- Fica rouco frequentemente? Esforça-se para falar?
- Utiliza os gritos como forma de comunicação habitual?
- Queixa-se de dores de garganta (que no fundo pode ser a garganta seca e áspera)?
DEGLUTIÇÃO/MASTIGAÇÃO/RESPIRAÇÃO
- Respira só pela boca?
- Mastiga os alimentos de boca aberta ou tem dificuldade em mastigar (lentidão; excesso de baba; esmaga os alimentos só com a língua)?
- É frequente a criança babar ou engasgar-se com alimentos sólidos? E líquidos?
Caso perceba alguma/s dificuldade/s nas áreas acima descritas, poderá recorrer a um terapeuta da fala que o ajudará a compreender o que faz parte do desenvolvimento “normal” da criança e o que necessita de uma intervenção especifica.
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