Terapia da Fala no Bebé pré termo

Terapia da Fala no Bebé pré termo

Ao contrário do que se possa pensar, a intervenção do Terapeuta da Fala não se limita ao acompanhamento de crianças com alterações na fala. O Terapeuta da Fala pode ser chamado a intervir em bebés, crianças, adultos e seniores. Debruçamo-nos hoje na idade mais precoce, mais propriamente nos primeiros dias de vida do bebé. A intervenção do Terapeuta da Fala em Neonatologia (recém-nascidos) tem vindo a ganhar expressão principalmente devido aos estudos realizados e provas dadas de que a estimulação da alimentação permite prevenir posteriores problemas de articulação verbal e deglutição, uma vez que a sucção apresenta um papel importante no correto desenvolvimento das estruturas orofaciais o que é imprescindível na produção de fala.

Sucção um reflexo intra uterino

Existem dois tipos de sucção:

  • Sucção não nutritiva – é considerada como sendo um padrão organizado e repetitivo de sugadas curtas e estáveis e pausas longas ou irregulares.
  • Sucção nutritiva – é aquela que ocorre durante a alimentação na presença do fluxo de líquido da mama ou biberon, apresenta um padrão mais complexo que o anterior e a sucção é mais forte e menos pausada.

Os reflexos orais de procura e de deglutição surgem entre a 9ª e a 11ª semanas de gestação e espera-se que o reflexo de sucção surja entre a 18ª e as 24ª semanas. A coordenação entre a sucção, deglutição e respiração devem surgir entre a 32ª e a 34ª semanas de gestação, no entanto, apenas se espera que esteja coordenada por volta da 37ª semana. Os bebés podem apresentar dificuldades na alimentação principalmente devido a questões relacionadas com o peso e idade gestacional tais como imaturidade do sistema sensório-motor-oral e malformações craniofaciais.

Contudo, mesmo um bebé que nasça prematuro pode apresentar capacidade de fazer sucção nutritiva quando perfizesse o equivalente a 32 a 34 semanas de gestação (caso ainda estivesse no útero) e que esta esteja estabelecida quando perfizesse o equivalente a cerca de 37 semanas de gestação. Contudo, por várias razões, os bebés pré-termo podem necessitar do auxílio da sonda por períodos prolongados. Isto priva-os de estímulos sensoriais na região oral, o que se traduz na impossibilidade de utilizar as estruturas e reflexos orais.

Atuação do Terapeuta da Fala

Nestas situações em que os bebés não desenvolveram os reflexos necessários para fazer sucção nutritiva o Terapeuta da Fala irá intervir no treino da sucção não nutritiva uma vez que, como estes bebés correm risco de fazer aspiração (entrada de alimento para as vias respiratórias inferiores), este tipo de sucção é mais segura por não obrigar a utilização de alimentos. Além do treino da sucção não nutritiva o Terapeuta da Fala recorre a uma série de técnicas (ex.: massagem intra e extra oral; adequação da postura durante o treino alimentação, desobstrução das vias respiratórias superiores; etc.) que se refletem positivamente no desenvolvimento das funções orais dos recém nascidos. Quando aplicadas de forma consistente estas técnicas auxiliam na maturação do processo sensório motor o que contribui para a posterior adequação da sucção nutritiva. Quando o processo ocorre de forma eficaz o bebé irá ganhar peso mais rapidamente e terá alta hospitalar mais precoce o que reduz o risco de infeções, reduz custos para o serviço onde o recém-nascido está internado e reduz a ansiedade dos pais.

 


Cátia Miranda
Terapeuta da Fala


Bonifácio T. Atuação Fonoaudiológica com bebê prematuro: estimulação sensório-motora-oral [Monografia na Internet]. São Paulo (SP): Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica; 1999

Calado DFB, Souza R. Intervenção fonoaudiológica em recém-nascido pré-termo: estimulação oromotora e sucção não-nutritiva. Rev CEFAC. 2012;14(1):176-81.

Neiva FCB, Leone CR. Sucção em recém-nascidos pré-termo e estimulação da sucção. Pró-Fono R Atual Cient. 2006;18(2):141-50.

1 Comentário

  1. Cláudia
    20/11/2020 at 19:01 Responder

    Interessante o artigo, e deixou-me a pensar, ja lhe tinha dito que a A. Nasceu de perto de 36 semanas, e demorou algum tempo a aprender a mamar, tivemos de recorrer a suplemento que sempre ingeria melhor, mas só ao fim de cerca de um mês regularizou a situação….😁

Leave a Comment

Your email address will not be published.