Ciúmes entre irmãos
A fratria nasce com a chegada do segundo filho e, com ela, surge a necessidade de reorganização da estrutura e dinâmica familiar.
A relação entre irmãos é frequentemente marcada por uma postura de competição pelo amor e atenção dos pais. Esta rivalidade característica e comum das fratrias tem um caráter mais lúdico do que agressivo e reflete-se numa busca pela identidade e procura do seu espaço dentro da família. O ciúme pode ser expresso de diversas formas consoante a idade das crianças da fratria e a sua forma de lidar a partilha da atenção dos pais e com os sentimentos experienciados.
. São importantes. Porquê?
Os comportamentos gerados pelo ciúme ensinam as crianças a gerir sentimentos relativos a perdas e ganhos, respeitar limites, dividir e partilhar. A relação entre irmãos deve ser pautada por sentimentos de ajuda recíproca e colaboração, que funciona de modelo e onde se podem apoiar e expressar livremente.
. O que pode estar na sua origem?
- Temperamento da criança
- Tratamento diferencial dos pais
- A qualidade da relação conjugal
- As estratégias utilizadas para lidar com as emoções negativas da criança
. Recomendações para pais de forma a reduzir a tensão.
- Equilibrar responsabilidades de cada irmão
- Estabelecer regras acerca dos comportamentos aceitáveis e as respetivas consequências para quando os comportamentos não correspondem às regras estabelecidas
- Reconhecer cada filho como um indivíduo único e com as suas próprias qualidades
- Evitar comparações entre irmãos
- Promover atividades e brincadeiras que permitam uma interação positiva entre a fratria
- Despender de igual tempo com cada um focando nos respetivos interesses da criança
- Permitir que cada um tenha tempo e espaço a sós para fazer as coisas de que gosta
Mariana Santos
Psicóloga
Referências:
Goi, S. B. S. (2014). O complexo fraterno: Reflexões acerca do ciúme e da inveja entre irmãos. Rev. Bras. Psicoter, 16(2), 49-61.
Korn, K. L. What Parents Should Know About Sibling Rivalry.
Pereira, C. R. R., Silva, D. G. D., Piccinini, C. A., & Lopes, R. D. C. S. (2015). Rivalidade fraterna durante a gestação materna do segundo filho: manifestações e estratégias de manejo. Estudos de Psicologia (Campinas), 32, 653-662. https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000400008
Volling, B. L., Kennedy, D. E., & Jackey, L. M. (2010). The development of sibling jealousy. Handbook of jealousy: Theory, research, and multidisciplinary approaches, 387-417.
Sem Comentários