Dia Internacional da Consciencialização da Apraxia

Dia Internacional da Consciencialização da Apraxia

O que é a Apraxia?

A apraxia é um distúrbio motor e pode existir em crianças, jovens, adultos e/ou idosos. Existem vários tipos de apraxia. A apraxia do discurso na infância, tema que desenvolveremos neste artigo, afeta a capacidade de produzir e de sequenciar os sons da fala, para que exista uma fala fluente e uma comunicação eficaz.

Falar envolve um processo cerebral complexo, vários músculos e a comunicação do cérebro com estes. Crianças com apraxia do discurso sabem o que querem dizer mas o cérebro falha no planeamento da sequência dos movimentos responsáveis pela produção das sequências de sons que formam as sílabas, palavras e frases. Descobrir como falar é um grande desafio para crianças com apraxia.

Tipos de apraxia

  • Apraxia bucofacial
  • Apraxia da abertura dos olhos
  • Apraxia do discurso
  • Apraxia progressiva primária do discurso
  • Apraxia respiratória
  • Apraxia do discurso na infância é uma perturbação dos sons da fala na infância de origem neurológica embora sem défices neuromusculares associados (ex.: reflexos e alteração do tónus). Carateriza-se por dificuldades de precisão e consistência dos movimentos subjacentes à fala (programação e planeamento motores).

Principais caraterísticas da apraxia do discurso na infância:

  • Bebés que vocalizam e balbuciam pouco;
  • Atraso no aparecimento das primeiras palavras;
  • Pobre reportório de vogais e consoantes;
  • Erros aumentam com o aumento das sílabas nas palavras (quanto mais complexa a sílaba, maior a probabilidade do erro);
  • Variabilidade e instabilidade de erros, ou seja, as produções da criança são inconstantes e podem apresentar diferentes trocas fonológicas;
  • Fala de difícil compreensão pela quantidade de erros apresentados;
  • Alterações prosódicas (fala acelerada; monocórdica);
  • Alterações no tempo de duração dos fonemas (a criança pode apresentar pausas, prolongamentos e/ou hesitações como na gaguez);
  • Fala lenta;
  • Procura constante do ponto articulatório;
  • Dificuldade na movimentação da língua para a produção de sons;
  • Outros aspetos do desenvolvimento da linguagem com alterações (vocabulário pobre, dificuldade na produção de frases, dificuldade em relatar factos e/ou acontecimentos);
  • Pode apresentar dificuldades na coordenação motora fina (ex.: recortar) e grossa (ex.: correr, vestir), movimentos mastigatórios etc.

Nesta perturbação a criança apresenta inteligibilidade reduzida e apresenta um discurso inconsistente, sinais oromotores (ex.: dificuldade em sequências de movimentos articulatórios), débito lento, alteração da prosódia, extensão média do enunciado curta e pior desempenho na imitação do que na produção espontânea.

Quem pode diagnosticar apraxia e quando?

O diagnóstico e intervenção precoces são essenciais para o tratamento e atenuação de sintomas, pois existem outras perturbações que podem partilhar as mesmas caraterísticas (afasia, disartria, disfonia, perturbação específica da linguagem, perda auditiva) e que devem ser despistados. O terapeuta da fala é o profissional responsável pelo diagnóstico de crianças com suspeita de apraxia e pela intervenção, através definição de um plano de intervenção adequado na atenuação da sintomatologia.

Muitas vezes não é possível diagnosticar a apraxia em crianças com menos de dois anos, porque naturalmente poderão não conseguir compreender instruções específicas para cumprir tarefas essenciais ao diagnóstico. A partir da idade de suspeita de quadro de apraxia, altura em que os pais procuram ajuda quanto ao esclarecimento das dificuldades apresentadas pela criança, é essencial conhecer a criança e acompanhar o seu ambiente familiar e escolar de forma direta e indireta durante alguns meses, para confirmação de diagnóstico.

Dúvidas Frequentes

A criança com apraxia entende o que os outros dizem? Sim, o défice cognitivo é um critério de exclusão deste diagnóstico e a compreensão de linguagem não se apresenta como sintoma, uma vez que a dificuldade está na coordenação motora para a produção da fala, o que significa que crianças com apraxia não apresentam dificuldades de compreensão como resultado deste diagnóstico.

É possível detetar a apraxia em exames? A apraxia pode ser causada por doença, infeção ou trauma, antes ou após o nascimento da criança. A ressonância poderá permitir um diagnóstico mais preciso, ainda que não seja eficaz na deteção de todos os tipos de apraxia (ex.: apraxia idiopática).

Existem graus consoante a gravidade da apraxia? Sim, podendo os sintomas manifestarem-se de diferentes maneiras de criança para criança. A apraxia pode ser leve, moderada ou severa consoante o impacto que as dificuldades tenham no seu dia-a-dia.

É necessário um acompanhamento multidisciplinar? Caso se verifiquem outras comorbilidades na criança, o acompanhamento multidisciplinar é fundamental para uma evolução global positiva.

Como devo lidar com uma criança com apraxia? A criança com apraxia precisa de se sentir aceite, assim como às suas dificuldades, uma vez que têm consciência do seu problema e das suas limitações. Assim, perante crianças com apraxia, devemos ser pacientes e esperar que digam o que pretendem no seu tempo, com as reformulações necessárias e sem as corrigir. Não pressione a criança para falar. A criança com apraxia apresenta dificuldades na organização, por isso, é importante ter estabilidade no ambiente familiar. Estabeleça rotinas, determine limites e regras. Por vezes, é necessário investir em formas de comunicação complementares, que ajudem a criança a ser compreendida com maior facilidade, dentro e fora do contexto familiar. Isso não inibirá o desenvolvimento da fala da criança e ajudará a melhorar a sua autoestima e autoconfiança.

Deve haver envolvimento dos pais com a escola? Os familiares devem procurar orientações junto da comunidade escolar e clínica que acompanha a criança para que seja possível definir estratégias que facilitem a comunicação e para que haja suporte às necessidades comunicativas da criança. O treino em casa, seguindo o plano de intervenção delineado pelo terapeuta da fala, é muito importante para que haja memorização do plano motor e consequente automatização da fala. Com o acompanhamento especializado em terapia da fala e o suporte familiar e escolar adequado, as crianças com apraxia apresentam progressos no desenvolvimento da fala. Procure um terapeuta da fala!


Caidi – O que é a Apraxia?

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