PEPA – PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRÉ-ACADÉMICO

PEPA – PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRÉ-ACADÉMICO

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19) tem um impacto profundo, não só na saúde individual e coletiva, mas também na forma como vivemos, trabalhamos e aprendemos (OCDE, 2020).

Segundo a OCDE (2020) 4 os currículos devem ser repensados para envolver de forma explícita as competências cognitivas, emocionais e sociais, assim como as competências intrapessoais relacionadas com as Funções Executivas (capacidade de gestão do tempo, autocontrolo, planeamento, atenção). Concomitantemente aprender sob as condições criadas pela pandemia criou novas necessidades emocionais que devem ser exploradas.

As competências sociais e linguísticas essenciais que se desenvolvem naturalmente na interação com o outro, ficam comprometidas com o uso da máscara e do distanciamento social, sendo ainda exacerbadas pelos confinamentos.

Estas condições exigem a criação de novas abordagens que contemplem o reforço das competências em prejuízo. Assim, este projeto surge como medida para atenuar o impacto do encerramento dos Jardins de Infância e o desfasamento das aprendizagens nas crianças do pré-escolar.

 

Missão

Dotar os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias de uma equipa multidisciplinar especializada que reforce e formalize os objetivos indicados pelos educadores como fragilizados no grupo, focando-se na estimulação especifica de competências cognitivas, motoras, linguísticas e emocionais, basilares para o sucesso do percurso académico.

 

Âmbito geográfico do projeto

Jardins de Infância pertencentes ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias. (Freguesias abrangidas – União de Freguesias de Torres Vedras e Matacães, Freguesia da Ponte do Rol, Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e Freguesia da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça).

 

Grupos-Alvo do Projeto

  • O projeto destina-se a todas as crianças no último ano da educação pré-escolar a frequentar os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, nomeadamente, dezasseis turmas do pré-escolar;
  • Os Educadores, que terão orientação e formação por parte da equipa para dar continuidade ao trabalho realizado nas sessões diretas;
  • As famílias, que receberão o feedback trimestral das evoluções dos seus educandos, assim como orientação em relação à estimulação necessária;
  • O Agrupamento e toda a comunidade educativa, que receberá folhetos informativos e o Manual de Atividades de Verão a poder utilizar em anos posteriores.

 

Objetivos do Projeto

Este programa foi construído tendo como ponto de partida a visão da criança como um todo, partindo-se depois para aquilo que é esperado e necessário que adquira e consolide.

 

Objetivos gerais

  • Minimizar o impacto das medidas governamentais tomadas para a mitigação do COVID19, nomeadamente o distanciamento social, confinamentos e encerramento de escolas, no desenvolvimento global das crianças;
  • Estimular e acompanhar o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe experiências enriquecedoras, adequadas à faixa etária e exigências curriculares futuras;
  • Preparar a criança para a nova etapa do seu percurso escolar, dando-lhe ferramentas ao nível cognitivo, emocional, social, linguístico e motor.

 

Objetivos específicos

Para a componente cognitiva:

  • Estimular a memória de trabalho;
  • Aumentar a atenção centrada nas tarefas;
  • Promover o raciocínio lógico-matemático;
  • Aumentar o controlo inibitório.

 

Para a componente sócio emocional:

  • Aumentar a capacidade de persistência na tarefa;
  • Aumentar a resistência à frustração face ao erro e à dificuldade;
  • Estimular o desenvolvimento das competências socio-emocionais;
  • Promover a motivação e interesse pelo currículo escolar.

 

Para a componente Linguística:

  • Promover o desenvolvimento da Consciência Linguística;
  • Estimular o pensamento categorial (Relações Semânticas);
  • Aumentar a capacidade de organização do discurso (Relações morfossintáticas);
  • Promover o desenvolvimento do Processamento fonológico;
  • Aumentar a consciência fonológica (consciência de palavra, silaba, intrassilábica e fonémica);
  • Aumentar a memória fonológica;
  • Facilitar o acesso Lexical.

 

Para a componente Motora:

  • Desenvolver a noção, consciência e controlo corporal;
  • Potencializar a motricidade global;
  • Promover a estruturação espácio-temporal;
  • Aperfeiçoar a motricidade fina.

 

As atividades realizadas para se atingirem os objetivos propostos pelo PEPA serão pensadas para responder às necessidades dos alunos e às diferentes condições em que se poderão realizar, nomeadamente, em contexto escolar (ao abrigo do plano de contingência e das normas de segurança adaptadas à resposta COVID19, ou em contexto domiciliário, no caso de novo encerramento de escolas.

Data Início Projeto : Início do ano letivo de 2021/2022

Data Fim Projeto : Final do ano letivo de 2021/2022

————————————————

As formas de votação disponíveis são as seguintes:

Site do Orçamento Participativo em https://op.cm-tvedras.pt/;

Nas juntas de freguesia do concelho nos dias úteis, entre as 9h00 e as 17h00;

Envie um SMS para 4902 com o texto OPTV p71 [NºBI] [Data Nascimento] Aceito
Exemplo: OPTV p71 123456789 19801203 Aceito

Sem Comentários

Leave a Comment

Your email address will not be published.