Hoje celebrámos, mais uma vez, o Dia dos Psicólogos e Psicólogas em Portugal!
Quem somos? Profissionais de saúde que podemos orientar as pessoas, desde crianças a idosos, em diferentes momentos da sua experiência de vida, e facilitar o processo de mudança, crescimento e adaptação através da exploração, aperfeiçoamento ou incremento de recursos e estratégias para uma resolução e gestão de problemas ou dificuldades positiva e saudável!
Como o fazemos? Com base na ciência psicológica! A palavra Psicologia remete-nos para o seu significado, “psyque” = mente e “logos” = estudo ou conhecimento”. É, portanto, a ciência que estuda os processos mentais (perceção, atenção, memória, pensamento…), o comportamento do Ser Humano e as suas interações com o ambiente físico e social.
Existem diversas áreas de atuação como a Psicologia Clínica e da Saúde, da Educação, e do Trabalho, Social e das Organizações.
No CAIDI – Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil, debruçamo-nos, essencialmente, na vertente da Psicologia Clínica e Educacional, sem esquecer o que as teorias da Psicologia Social e Desenvolvimento nos dizem sobre o funcionamento e interação das crianças com os outros e o Mundo que as rodeia.
Sabemos que a infância e adolescência são períodos de muitas transformações. Muitas são oportunidades que podem ser proporcionadas, mas também muitos podem ser os obstáculos encontrados… E isso pode prejudicar o desenvolvimento saudável e positivo da criança/adolescente!
O afeto e o comportamento do indivíduo são determinados pelo modo como este se estrutura no seu Mundo. O nosso apoio psicológico visa auxiliar a criança, os pais, educadores e professores, quando algo não está bem no desenvolvimento emocional ou social da criança e transformar os obstáculos em aprendizagens e ferramentas. Mas, para isso, é necessário que profissionais, pais e educadores/professores caminhem juntos!
Antes de terminar, quero só dar os Parabéns a todas/os psicólogas e psicólogos, em particular aos Psicólogos Caidianos pelo vosso (nosso) contributo para o desenvolvimento saudável e positivo das crianças! Pais, educadores e professores, contem connosco!
Gabriela Santana
Psicóloga
Os nossos profissionais deixaram os seus comentários sobre o que significa para si ser um psicólogo:
“Ser psicóloga é conseguir ajudar pequenos e graúdos a florescer na adversidade, aprender com as dificuldades e tornar na melhor versão”
Gabriela Santana“Ser psicóloga é poder acompanhar o processo de desenvolvimento e crescimento pessoal das crianças e adolescentes que acompanho.”
Ana Gomes“Ser psicólogo é cuidar do bem-estar psicológico de cada pessoa e orientar para um desenvolvimento de capacidades de modo atingir objetivos e ambições.”
Daniela Silva“Ser psicóloga é ir além do que dizem as palavras, as expressões faciais e até os silêncios, que também dizem muito”
Patrícia Silva“Ser psicólogo é respeitar o outro, ouvir a sua história e ajudar o outro no seu caminho pela vida.”
Timóteo Areosa“Ser psicóloga é mergulhar de mãos dadas nos caminhos mais escuros de quem sofre e ajudar a redescobrir a Luz no meio da neblina.”
Ana Ferreira“Ser psicóloga é proporcionar o bem-estar das nossas crianças, com sorrisos e gargalhadas sem fim.”
Carina Miranda“Ser psicólogo, para mim é uma oportunidade de ajudar a comunidade, e de ajudar as pessoas a realizar o seu potencial”
André Ginja“Ser Psicólogo no CAIDI é ter competência, escrito nos olhos “querer ajudar”, acolher com amor e ser a bússola do aluno. É ajudar os alunos, pais, professores (toda a comunidade educativa) com respeito, empatia, escuta-ativa e amor a solucionar problemas…”
Hélia Silva“Ser psicóloga é saborear cada história, fascinar-se com o comportamento humano, e apoiar crianças, adolescentes e famílias a desenvolver o seu potencial!”
Elsa Batista“Ser Psicóloga é acima de tudo ser e estar disponível, é querer investigar cada caso com a individualidade e o sentimento de especialidade que este tem… é nunca parar de aprender, para melhor apoiar e compreender o comportamento humano e os desafios que cada um tem na sua bagagem. ”
Ricardina Correia“Ser psicólogo é: saber ouvir sem julgar. É sentir que podemos fazer a diferença na vida do outro.”
Sandra Soares“Ser psicólogo é dar a mão mesmo sem toque, é estarmos pontos para ouvir e apoiar o outro num espaço seguro e sem julgamento, é ajudar na mudança, é saber estar presente.”
Viviana Bailão Silva“Ser psicólogo é ter a mente e o coração a andar de mãos dadas, com os seus limites bem definidos e respeitados. A empatia e a relação terapêutica são fundamentais para o desenvolvimento do autoconhecimento e evolução do eu.”
Maria Tavares
Sem Comentários